Quarta, 05 de Novembro de 2025

Conexão Professor-Aluno

Pesquisa destaca importância do vínculo na formação pessoal

04/11/2025 às 22:41
Por: Redação
### Professor como mentor crucial na definição de propósito dos alunos *Estudo revela impacto significativo da relação entre professores e alunos na construção de sentidos de vida.* Uma investigação inovadora realizada pelo Instituto Ânima, em parceria com a USP, revelou que o vínculo entre professores e alunos é essencial para o desenvolvimento de um propósito de vida nos estudantes. Foram analisadas 500 mil respostas de professores e estudantes de escolas públicas de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pará e São Paulo. O estudo contou com três etapas, duas em 2023 e uma anterior. Gustavo Mendonça Blanco, do Laboratório de Inovação em Políticas Públicas Educacionais, destacou que a confiança estabelecida nessa interação é o elemento crucial identificado. Além disso, a influência familiar também se mostrou relevante nesse processo, apresentando um aumento de 20% no propósito de vida quando os jovens conseguem dialogar sobre emoções e sentimentos com seus familiares, em comparação aos que não têm esse apoio. Quando comparados jovens com o mesmo estado de saúde mental, aqueles que têm apoio docente possuem um propósito de vida 30% mais elevado. A pesquisa levantou vários fatores que afetam a saúde mental dos alunos, como estudos, bullying e situação financeira. As competências socioemocionais emergem como primordiais para o desenvolvimento do propósito dos alunos, representando 54,9%, seguido pela relação com professores. Outros fatores incluem saúde mental, apoio familiar e características pessoais. A avaliação incluiu também o papel dos professores, onde 12,5 mil educadores participaram. A análise focou em apoio escolar, propósito de trabalho, autoeficácia, saúde mental e habilidades pedagógicas, destacando saúde mental e autoeficácia como determinantes do propósito profissional do professor. O projeto 'Papo de Cabeça', conduzido pelo Instituto Ânima junto à Fundação Z Zurich, reforça a importância das competências socioemocionais, oferecendo formação para professores, com ênfase em práticas contemporâneas e na construção de relações escolares positivas. A iniciativa inclui ainda a distribuição de recursos como o jogo 'Conexões que Cuidam', voltado ao autoconhecimento e autorregulação. O Instituto Ânima, desde 2005, investe na formação contínua de professores em parceria com secretarias de Educação, impactando mais de 15 mil docentes. A Z Zurich Foundation, uma das principais entidades filantrópicas na área de saúde mental, apoia essas iniciativas globais.

© Copyright 2025 - Portal Aral - Todos os direitos reservados